segunda-feira, 6 de outubro de 2008

REALIDADE PENSANTE - ATO I - Opinião do Papa referente à crise financeira mundial



CRISE FINANCEIRA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA, explica o Papa na Meditação aos bispos no primeiro dia de trabalhos do Sínodo

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 6 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- As atuais crises financeiras mostram a importância de construir a vida sobre o fundamento firme da Palavra, explicou Bento XVI, ao começar a primeira jornada do Sínodo dos Bispos.
«Vemos isso agora na queda dos grandes bancos: este dinheiro desaparece, não é nada. E assim todas estas coisas, que parecem a verdadeira realidade com a qual contar, e que são realidades de segunda ordem», explicou o Papa.
Sentado na parte central da Sala do Sínodo, o Papa ofereceu uma meditação durante a oração da hora terça aos 244 padres sinodais presentes sobre o Salmo 118 (119).
«A Palavra de Deus é fundamento de tudo, é a verdadeira realidade. E para ser realistas, devemos contar com esta realidade», assegurou o pontífice.
«Devemos mudar nossa idéia de que a matéria, as coisas sólidas, que tocamos, sejam a realidade mais sólida, mais segura», exortou.
Recordou que no final do Sermão da Montanha, Jesus fala das duas possibilidades de construir a casa de nossa própria vida: sobre a areia e sobre a rocha.
«Sobre a areia constrói quem só constrói sobre as coisas visíveis e tangíveis, sobre o êxito, sobre a carreira, sobre o dinheiro. Aparentemente, estas são as verdadeiras realidades. Mas tudo isso um dia passará», assegurou.
«E assim todas estas coisas, que parecem a verdadeira realidade com a qual contar, e que são realidades de segunda ordem. Quem constrói a vida sobre estas realidades, sobre a matéria, sobre o êxito, sobre tudo o que parece ser, constrói sobre a areia», explicou.
«Só a Palavra de Deus é o fundamento de toda a realidade, é estável como o céu e mais que o céu, é a realidade. Portanto, devemos mudar nosso conceito de realismo. Realista é quem reconhece na Palavra de Deus, nesta realidade aparentemente tão frágil, o fundamento de tudo.»
O arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, explicou depois aos jornalistas que a Palavra convida a ver a economia e as finanças como «uma realidade penúltima».
«É inegável que as demais realidades, quando comparadas com a Palavra, revelam seus limites. São verdades penúltimas, mas não são a verdade última», explicou em uma coletiva de imprensa concedida após a primeira congregação geral do Sínodo.
«O tema de fundo que o Papa tratou não era a atual situação econômica, era a importância da Palavra de Deus no caminho do homem. E, a partir desta luz, as demais dimensões são como névoa e demonstram sua inconsistência», concluiu o arcebispo.

*****
O Cristo nos advertia para que não ajuntássemos tesouros onde a traça e a ferrugem corrói. Pedia que antes ajuntássemos tesouros no Céu, onde os ladrões não minam enm roubam, pois onde está nosso tesouro, aí está o nosso coração. Qual a fonte destas palavras? A PALAVRA DE DEUS. Sabiamente o Espírito Santo - fonte de toda a Sabedoria - suscitou no coração da Igreja a necessidade de promover a Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos para justamente pensar em novas maneiras de se - com aliberdade do termo - trabalhar a Palavra de Deus entre os povos.
O que resta diante desta crise é a indagação que nos persegue a partir de agora: "Qual a base em que procuramos firmar nossos pés para vivermos? Será a tendência transitória de um investidor? Ou os riscos de uma moeda estável? Ou será que firmamos nossos pés em contratos até então inabaláveis? Onde nos fixamos, para assim podermos ver o que nos restará diante desta crise?"
A questão é a percepção que o homem de hoje - hedonista - tem de solidez. Com base neste princípio pífio de prazer sem medidas unicamente útil para o momento, o que é Eterno (ou Aquele que é) torna-se invisível.
Coloquemos nossas cabeças em atividade para refletirmos sobre esta base em que devemos fixar-nos: A PALAVRA DE DEUS.
(Marcio Braga)
*****
As cartas estão na mesa para esmiuçarmos estes pensamentos do Santo Padre acerca da crise mundial frente à necessidade premente de apoiarmo-nos na Palavra de Deus.
Eu os aguardo nessa Realidade Pensante!

Nenhum comentário: